O mercado de opções e seus riscos

Na bolsa de valores, a maioria das pessoas só conhece e investe no mercado de ações que é o mercado onde são negociados ativos de empresas de diversos setores no Brasil, como a Petrobrás, Vale, Gerdau, Tam, Banco Itaú, e por aí vai. O mercado de opções pouca gente conhece a não ser quem já investe na bolsa de valores a um certo tempo, com certeza já deve ter visto as opções, também conhecidas como derivativos.

Por que derivativos? Porque elas derivam das ações, ou seja, sem as ações não existiriam as opções obviamente, que são nada mais e nada menos que contratos de compra e venda de ações. Quando uma pessoa compra uma opção, ela comprou o direito de até o final do mês adquirir a mesma quantidade em ações, com o valor determinado no contrato. O mesmo vale para quem vender as opções.

O objetivo desse post não é explicar a fundo o mercado de opções, que apesar de muito arriscado existem inúmeras vantagens e benefícios utilizar as opções nos nossos investimentos, porém aqui vamos deixar claro que o mercado de opções torna-se arriscado no momento que o investidor passa a fazer day trade com elas, ou seja, comprar e vender opções a seco. A possibilidade de perda no mercado de opções é de 100%, ou seja, investindo nelas você pode perder tudo!

Então investidor, muito cuidado, se você está começando agora na bolsa de valores, nossa sugestão pra você é que invista apenas no mercado de ações, veja muito bem qual empresa estará colocando seu dinheiro, antes de investir no mercado de opções, saiba de todos os riscos e saiba também sempre como se defender dos prejuízos.

Esta entrada foi publicada em Investimentos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *