Como traçar estratégias de compra de ações?

Para comprar e vender ações no mercado de ações é sempre importante traçar alguma estratégia seja na compra ou venda de algum ativo visando evitar correr riscos desnecessários.

As estratégias mais importantes que iremos citar são: rompimento, correção, contra tendência

Qualquer que seja a estratégia atual adotada para utilizá-las é necessário observar a tendência em que se encontra o preço. A tendência de um preço é formada por movimentos ascendentes e descendentes cujos topos e fundos identificam onde o preço se encontra e o momento atual.

Quando se utiliza uma estratégia de rompimento e correção, significa dizer que os preços estão em uma tendência de alta. Caso contrário a escolha de uma estratégia contra tendência aponta um movimento de baixa com topos e fundos e descendentes.

Rompimento

O rompimento é quando uma compra é realizada após a superação de um topo anterior conhecida como resistência em uma tendência de alta.

Utilizando o gráfico da VALE5, observe o movimento de alta posterior ao movimento de baixa anterior. A formação de fundos descendentes começa a ser interrompido pela sequência de movimentos ascendentes com um pivot de alta que confirma o longo movimento de alta acima das médias móveis.

fig2

O candle A mostrado no gráfico aponta o momento em que foi acionado a compra e o exato rompimento do preço. Podemos observar que nesse momento também houve a formação de um fundo mais alto ao anterior formando topos ascendentes marcados.

Correção

Nessa estratégia a compra de um ativo é sinalizada dentro de um movimento de baixa em uma tendência de alta. Ou seja, a formação do fundo posterior deve ser mais alta e deve haver um candle que mostre a força que indique o rumo do movimento. Exemplo:

fig3

Utilizando o gráfico diário da HYPE3, onde podemos notar o movimento de correção? A partir do candle mostrado pela letra B cujo movimento de baixa se deu do ponto A té o ponto B. E o que marca o motivo de uma compra acontecer nesse ponto? A formação de um fundo mais alto do que o anterior confirmando a tendência de alta e o candle positivo indicando força compradora para os próximos movimentos.

Contra tendência

Essa estratégia consiste na compra de um ativo após um forte movimento de baixa. Antecedendo este movimento existe um topo descendente, ou seja um topo mais baixo do que anterior, representando a tendência de baixa. Veja o exemplo:

fig4

A compra geralmente é acionada após alguma sinalização que indica chances de subida antes mesmo da formação do topo posterior a tendência de baixa que seguia. O objetivo é tentar aproveitar o repique de alta, ou movimento de correção da forte baixa provocado pela tendência.

Esta entrada foi publicada em Investimentos e marcada com a tag contra tendencia, correção, rompimento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *